Isto é um bilionésimo de alguma grandeza.
E daí? Isto mesmo! E daí?
Isto é um nanômetro, é algo muito pequeno, aproximando-se das dimensões dos átomos. Para termos uma idéia, um simples fio de cabelo tem o diâmetro de aproximadamente 30.000 nanômetros. Já um átomo possui em média 0,2 nanômetro.
Essa tecnologia abre a possibilidade de criação de produtos e soluções nas mais diversas áreas de atuação da humanidade. Pensa-se em processadores de dados muito mais compactos, potentes e velozes que os atuais, mecanismos autômatos, como robôs que poderiam atuar inclusive na área da saúde; ou então equipamentos montados a partir de estruturas minúsculas que possam vir a substituir membros ou órgãos humanos.
Uma das vertentes de estudos interessantes é a que prevê o uso de materiais nanoestruturados como carreadores de drogas. Um exemplo disso são as chamadas formulações lipossomais, isto é, utilizar-se uma droga em estruturas nanométricas chamadas lipossomas. Esses lipossomas são vesículas em escala nanométrica que são produzidas artificialmente.
Desde 2001, o Brasil estimula oficial e diretamente as pesquisas na área, a partir da criação de quatro redes brasileiras de atuação no segmento da nanociência e nanotecnologia.
O assunto realmente é muito novo, então não deixe de ler os links desta matéria.
Ouça o áudio 1
Ouça o áudio 2
Ouça o áudio 3
Eiiita laiá!!!


13:16
Marco
0 comentários:
Postar um comentário